Feijão preto na slow cooker
O feijão preto caldoso é cheio de sabor, um excelente acompanhamento, sobretudo para pratos de carne, como os churrascos.
FEIJÃO SECO OU FEIJÃO PRÉ-COZIDO, QUAL USAR NA SLOW COOKER?
No caso de usar feijão seco, deverá ter em atenção a demolha de pelo menos 10 horas, para eliminar os anti nutrientes. A água poderá ser trocada durante o processo e descartada no fim. Para saber mais sobre cozer feijão seco na slow cooker, consulte esta publicação.
O feijão preto é apenas preto na casca, com a demolha, a casca perde parte da cor, que se vai dissolvendo na água, é natural, que no fim de cozinhado, o feijão preto fique com aspeto mais acastanhado.
FEIJÃO PRETO CALDOSO NA SLOW COOKER
Para uma maior infusão de sabores prepare o feijão de véspera, permitindo que repouse de um dia para o outro, e fique mais denso e saboroso. Acondicione devidamente e reserve no frigorífico, depois é só aquecer e servir.
INGREDIENTES
Feijão preto (500 gr)
1 tira de alga Kombu (opcional)
2 tomates
1 pimento grande (ou 2 pequenos)
1 cebola
1 cabeça de alho
1 fio de azeite
Meio copo de vinho branco
Cominhos
Tomilho
1 malagueta
2 folhas de louro
Chouriço preto
Chouriço de carne
Toucinho
sal q.b.
Caldo de legumes, ou água
PREPARAÇÃO
Escolha o feijão, removendo grãos danificados e eventuais resíduos e areias. Lave bem e deixe de molho em água abundante, por, pelo menos, 8 a 10 horas. Se possível. troque a água a meio do processo. Descarte a água da demolha e lave bem antes de cozinhar. Pode juntar um pedaço de alga kombu na demolha.
Retirar a pele dos tomates e picar. Picar também os pimentos, cebolas e alhos. Pode usar a malagueta inteira para depois retirar, ou picar também, nesse caso fica mais forte.
Picar os enchidos e toucinho.
Colocar todos os ingredientes na panela. Temperar a gosto, exceto de sal. Mexer e juntar o caldo ou água, até cobrir bem o feijão (a água deve ficar cerca de 1 cm acima do nível do feijão).
Cozer na função "baixo" ou "low" por 8 horas a 10 horas. Quando a cozedura estiver a terminar, juntar o sal.
Se quando estiver quase cozido o feijão tiver muita água, pode deixar destapado, para permitir alguma evaporação par um caldo mais denso.
Para um caldo mais encorpado o feijão beneficia de se cozinhado de véspera, reservado no frigorífico e aquecido no dia do consumo.
NOTAS:
O tempo de cozedura deve ser ajustado à potência da panela, taxa de ocupação e características do feijão.
Panelas mais potentes e menos cheias cozinham mais depressa. Feijões provenientes de agricultura biológica, grãos com mais idade são mais duros, e precisam de mais tempo. O tempo de demolha e as características da água também influenciam. Feijão que demolha mais tempo coze mais rápido. Água considerada mais "dura" dificulta o processo de cozedura e demora mais tempo.
O feijão ficou muito muito saboroso. Utilizei chouriço e bacon fumado e no final sente-se no prato um gosto a fumo. Divinal. O meu marido repetiu e disse que podia repetir a receita quantas vezes quisesse! Cada vez mais estou fã do método slow cook. Muito obrigada 🙏
ResponderEliminarCarlota Barbosa
(17/8/2023 Porto, Portugal)
Muito obrigada, Carlota, pelo seu comentário 🙏
EliminarÉ um prazer receber as vossas mensagens e saber que as minhas receitas fazem sucesso nas vossas slow cookers ❤
Grata pela amabilidade.
Um beijinho,
Sandra