Pudim de coco na slow cooker

Receita fácil e deliciosa, com apenas 3 ingredientes. Resulta num pudim suave, macio e muito, muito saboroso, com ligeiro aroma a coco.

Pudim  na crockpot


Já tinha partilhado uma receita de pudim de ovos na slow cooker, que fez um grande sucesso. è uma receita simples, que tem passado nas várias gerações da família e que sempre vi a minha mãe fazer. É o que chamamos "pudim das medidas", uma vez que a receita base é uma medida de cada um dos ingredientes principais. Na adaptação para o slow cooking, o açúcar é reduzido, dadas as características deste método culinário.


PUDIM DE COCO NA SLOW COOKER

Eu adoro coco e receitas com coco, mas a miúda não aprecia a textura "granulada" do mesmo. Por isso utilizei como referência a receita do pudim de ovos,  e substituí o leite normal por leite de coco. Para uma textura uniforme coei o preparado, mas é um passo opcional. Podem até adicionar um pouco de coco ralado, nesse caso, sugiro que o demolhem antes no leite de coco, para intensificar o sabor. Comece por escolher uma forma que caiba na panela slow cooker e a partir daí determine o tamanho da medida que vai usar (para não sobrar massa). Costumo preparar o caramelo em casa, mas pode usar-se de compra.

No vídeo pode ver todo o processo:




INGREDIENTES


1 chávena de leite de coco

1 chávena de ovos

1/2 chávena de açúcar + 1/2 chávena de açúcar para o caramelo 

Ingredientes para pudim na crockpot

PREPARAÇÃO

Comece por ligar a panela slow cooker no alto, coloque um pouco de água na base (cerca de 2 a 3 cm) para ir aquecendo.

Prepare o caramelo. Num tacho, em lume médio coloque o açúcar, com um pouco de água e deixe derreter até atingir o ponto caramelo. 

Forre a forma com cuidado para não se queimar e reserve.

Prepare a massa. Junte o leite e o açúcar e envolva bem, por fim junte os ovos e mexa até ficarem completamente dissolvidos. A massa do pudim não deve ser demasiado batida. 

Coe o preparado e verta para a forma. 

Leve a cozer na slow cooker, em banho-maria, por cerca de 90 minutos. (ver notas)

Verifique a cozedura com um palito. Quando estiver quase seco, desligue a panela e deixe arrefecer o pudim. Depois leve ao frigorífico para melhor solidificar. 

Para desenformar, se necessário passe a ponta de uma faca nos bordos da forma e depois coloque a forma numa panela de água quente, por cerca de 1 minuto. Isto faz com que o caramelo que está solidificado amoleça e facilite o processo. 

Com a ajuda de um pano, desenforme e decore a gosto. 

Pudim de coco na crock pot

NOTAS:

Utilizei a panela Silvercrest com a panela cerâmica de 3,5  litros, na função “alto” (potência 210 W). Adapte os tempos à quantidade que está a cozinhar e às características do seu equipamento. 

Depois de desligar a panela, o calor residual que se conserva na panela de barro ainda vai prolongar a cozedura por mais alguns minutos, por isso desligue antes de estar completamente cozido.

Pode fazer a mesma receita em formas pequenas ou ramequins. Nesse caso, se não tiverem tampa, tape bem as forminhas com folha de alumínio e reduza o tempo de cozedura.






Comentários

Mensagens populares