Arroz-doce tradicional na slow cooker

Delicioso arroz-doce cremoso, adaptado da receita tradicional Minhota para a panela de cozedura lenta.



Arroz-doce cremoso na crockpot


O arroz-doce é uma sobremesa tradicional Portuguesa, que tem ligeiras variações conforme a região do país, assim como da família que a confeciona. É das receitas que passa de geração em geração, com toques especiais em cada família.

Gosto muito de arroz-doce, do cremoso, bem cozidinho. Quando comecei a testar a receita na slow cooker, fui alterando alguns processos, ingredientes, quantidades, com o objetivo de simplificar ao máximo, mas mantendo todo o sabor. Estes testes nem sempre correm como o esperado, por isso acabamos por avançar pelo método de tentativa e erro, até chegarmos ao resultado que ambicionamos. 


ARROZ-DOCE NA SLOW COOKER


A maioria das receitas de arroz-doce prevê um cozimento prévio em água. No entanto, as panelas slow cookers foram inventadas para nos simplificar as tarefas, por isso esse passo foi eliminado. Nesta receita os aromas são infundidos no leite e o arroz é colocado logo no início. Passadas duas horas, finalizamos com a junção do açúcar e das gemas. O processo é muito simples, como pode ver no vídeo que fiz:



INGREDIENTES

120 Gramas de arroz carolino

120 gramas de açúcar

1 litro de leite (gordo ou meio-gordo)

1 pau de canela

2 cascas de limão

2 gemas de ovo (usei ovos caseiros)

1 pitada de sal

Canela em pó para polvilhar

1 colher de sopa de manteiga (opcional)

Ingredientes para arroz doce na slow cooker


PREPARAÇÃO

Coloque o leite na slow cooker, junte o pau de canela e as cascas de limão (só a parte amarela, a parte branca dá um travo amargo). Junte uma pitada de sal.

Ligue a slow cooker na função alto deixe cozer por cerca de 2 horas. O tempo de cozedura é indicativo, vai depender da capacidade e da potência da panela. Ver notas.

Quando o grão do arroz estiver bem cozido, retire o pau de canela e as cascas de limão. Junte o açúcar, mexa e deixe o açúcar derreter (cerca de 5 minutos).

Entretanto bata bem as gemas. Para que não talhem é importante elevar a temperatura gradualmente, juntando aos poucos colheres do preparado do arroz-doce, mexendo sempre. 

Arroz-doce na crockpot

Junte o preparado das gemas e mexa bem, para uniformizar tudo. 

Desligue a slow cooker e deixe repousar uns minutos. As gemas cozem com o calor acumulado na panela de barro.

Transfira para uma travessa, ou para tacinhas individuais.

Decore a gosto com canela em pó.

Arroz doce cremoso receita tradicional


NOTAS:

Para esta receita utilizei a slow cooker Silvercrest de 3.5 l e 230W de potência (Slow cooker pequena do Lidl).

Adapte o tempo de cozedura ao tamanho da sua panela, para a mesma quantidade, panelas de maior capacidade são mais rápidas. 

Panela mais potentes cozinham mais depressa que panela menos potentes. A potência mede-se em watts (W)e está mencionada na etiqueta das características elétricas, geralmente na base da panela.







Comentários

  1. Olá! Fiz a receita com 120 gr de arroz mas está a sair líquida demais. Mas este já era o meu problema de sempre, mesmo quando fazia no tacho. Então eu na minha receita coloco 200gr de arroz e fica mais ao meu gosto.
    Como não tinha muito tempo para esperar pelo açúcar e as gemas, 15 min antes de acabar coloquei uma lata de leite condensado.
    Usei crock pot de 4,7l e demorou 2h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada pela sua partilha. 🙌
      A textura das receitas tem sempre um cunho pessoal e é ótimo quando as adaptamos ao nosso gosto. Eu gosto bem cremosinho, quase leite-creme 😊😊Na publicação da aletria explorei em várias experiências esta questão, também para demonstrar como adaptar as receitas às nossas expectativas. Deixei várias fotos para mostrar as diferenças. Está aqui: https://www.slowcooking.pt/2021/01/deliciosa-aletria-na-slow-cooker.html

      Espero que continue a experimentar as minhas receitas e a partilhar connosco os resultados.

      Bons cozinhados,
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá, este arroz fica maravilhoso.
    A esta receita acrescentei 4 cravinhos que lhe dão um ótimo sabor. Um beijinho e bem haja por todas as publicações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário 🤍
      Espero que faça muitas receitas Slow Cooking Portugal 😊
      Da próxima vou experimentar com o cravinho, grata pela sugestão 🙏

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares