Magret de pato confitado na slow cooker

Peito de pato macio, ligeiramente perfumado e muito, muito saboroso. Ainda por cima é fácil de fazer.

peito de pato confitado na crockpot

Esta é, sem dúvida, uma receita vencedora,  ideal para uma refeição mais festiva e elegante. 

 

Os confitados consistem em cozinhar um alimento em gordura, que pode ser a gordura do próprio animal, caso se trate de carne, ou outra gordura. Pode ser preparada com antecedência, uma vez que a gordura é um excelente conservante.

 

MAGRET DE PATO CONFITADO NA SLOW COOKER

O confit de pato pode ser feito em gordura do pato, banha, ou azeite, que foi a minha escolha para esta receita. Tradicionalmente são confitadas as coxas de pato, mas também podemos confitar peito de pato, também conhecido por magret. Neste caso a preparação é mais rápida, dadas as caraterísticas deste corte de carne. Como o peito de pato tem mais gordura sobre a pele, gosto de selar a carne previamente, para deixar a gordura derreter e dourar a pele, melhorando o aspeto final. 

Caso faça a receita com antecedência, reserve a carne submersa na gordura. Antes de voltar a servir, aqueça com a gordura, na slow cooker (função manter quente), ou, em alternativa leve ao forno, uns minutos. No forno pode também dourar a pele.



INGREDIENTES

Coxas ou peito de pato

Azeite (suficiente para cobrir )

Sal 

Alhos

Alecrim (ou tomilho) 

Louro 

Laranja

Magret de pato , ingredientes para slow cooker

PREPARAÇÃO

Comece por limpar o pato e preparar uma marinada seca. Esfregue sal grosso, alho picado e alecrim ou tomilho na carne. Pode também colocar raspa de laranja. Reserve por algumas horas. 

Limpe a carne da marinada.  Pode cortar a pele em losangos antes, para que a gordura possa sair (opcional).

Passe numa frigideira, sem gordura, uma vez que a carne vai libertar a gordura, para selar. O processo não pode ser demorado, para não perder o efeito da cozedura lenta, se demorar mais um pouco, acaba por cozinhar a carne.

Coloque na slow cooker a carne, regue com azeite e disponha os temperos (Casca da laranja, só a parte externa, tomilho, alho esmagado e louro). No caso de estar a cozinhar pouca quantidade, veja nas notas como adaptar.

Se tiver termómetro de cozinha com sonda, posicione o mesmo no centro da carne  e marque 60 º.

Peito de pato confitado na slow cooker

Tape a slow cooker, com a tampa forrada, e selecione a função "alto" por cerca de 90 minutos a 2 horas, ou então até o termómetro atingir os 60.º (ver a adaptação do tempo nas notas).  

Se gostar da carne mal passada, mal atinja a temperatura, retire a carne e deixe repousar uns minutos. Se gostar de carne mais bem passada, desligue a slow cooker e retire apenas a panela de barro da panela elétrica, para iniciar o arrefecimento lentamente. Caso goste de carne muito mal passada, selecione uma temperatura entre 55 e 57º.

Regue com sumo de laranja e sirva de imediato. Para uma versão mais elaborada sirva com um molho agridoce, chutney ou uma redução de vinho do Porto.

O azeite pode ser coado e reaproveitado para outra vez, ou para outras preparações, desde que cozinhadas, uma vez que adquiriu os aromas. 

Carne de pato tenra e suculenta na slow cooker


NOTAS:


Para fazer esta receita em pouca quantidade numa slow cooker de grande capacidade, recorra à slow dica da "matriosca", colocando um recipiente mais pequeno dentro da panela de barro, permite gastar menos azeite e ajuda a redistribuir o calor.

Utilizei a slow cooker Crockpot digital de 5.6 l de capacidade e 220-240W de potência. Cozinhei pouca quantidade (2 peitos de pato), num recipiente dentro da panela de barro e demorou 80 minutos até atingir os 60º. (Use recipientes que tolerem temperaturas elevadas).

Se cozinhar mais quantidade, numa panela com características equivalentes, demora mais tempo. Adapte o tempo às caraterísticas da panela. Se não selar a carne previamente o tempo também é mais elevado.



Comentários

Mensagens populares