Chutney de casca de melancia e ananás
Esta compota agridoce, picante q.b. é maravilhosa. Perfeita para integrar uma tábua de queijos e enchidos, para servir simples, com tostas, numa entrada, ou para dar um apontamento diferente em receitas de carne ou peixe.
Nesta altura do ano em que abundam frutas e legumes frescos, há por vezes excedente que podemos transformar em compotas, doces, conservas ou chutneys. Andava há uns tempos para experimentar dar uso às casas de melancia. Cá em casa fazemos compostagem, e elas costumam ter esse fim, mas desta vez decidi juntá-las a ananás e saiu um chutney. Com a melancia fiz um maravilhoso doce. Apesar de adorar melancia, a que usei saiu pouco doce, por isso foi totalmente transformada noutras preparações.
CHUTNEY DE CASCA DE MELANCIA E ANANÁS NA SLOW COOKER
As receitas de chutney exigem tempo. Os ingredientes cozinham devagar, para que os sabores se infundam e se consiga um bom resultado. Esta é também uma permissa da técnica slow cooking, como o nome o indica. Neste caso, o tempo de preparação também foi bastante, porque decidi picar, bem pequeninos, todos os ingredientes para poder sentir a textura, por isso fiz tudo manualmente, mas pode-se recorrer a um processador.
INGREDIENTES
220 gr casca de melancia (sem a parte verde mais externa)
220 gr ananás
180 gr de açúcar amarelo
90 gr cebola roxa
90 gr pimento vermelho (ou de outra cor a gosto)
1 colher sopa de mel
1 colher sopa de molho de soja
1 colher de chá de curcuma
1 colher de chá mostarda
1 lima
50 ml vinagre
1 colher de café (bem cheia) gengibre
1 colher de café de molho piripiri
Sal q.b.
Salsa a gosto
PREPARAÇÃO
Retirar a parte verde mais externa da casca da melancia (eu usei um descascador de legumes). Descascar o ananás e retirar o caroço. Desacascar a cebola e limpar o pimento de sementes.
Picar a fruta e legumes, pode usar-se um processador, ou então picar pem pequenino, manualmente.
Colocar todos os ingredientes na slow cooker. Envolver bem. Ligar a slow cooker na função alto.
Deixar cozinhar cerca de 4 horas. O tempo depende da potência da panela e da quanridade que estiver a cozinhar. (Ver notas).
Quando o chutney estiver quase pronto, a cebola deve estar quase desfeita e os cubinhos de melancia e ananás ficam com aspeto tranlúcido, destapar a panela e deixar pelo menos mais 30 minutos, com a panela destapada, para deixar evaporar o aroma do vinagre. Nesta fase deve-se também provar o chutney e ajustar os sabores, uma vez que é fundamental o equilíbrio entre o doce, o ácido, o picante e o salgado.
Antes de retirar, polvilhar com raspa de lima e salsa bem picadinha e regar com mais um pouco de sumo de lima. Envolver bem e servir, ou guardar em frsacos esterilizados.
Conserva-se bem no frigorífico por algumas semanas.
NOTAS
Para esta receita usei a slow cooker do LIDL, a Silvercrest pequena, de 210 w de potência e 3,5 litros de capacidade.
O tempo de cozedura deve ser ajustado de acordo com as características dos ingredientes (quantidade e temperatura) e do equipamento que se está a usar. Panelas mais potentes cozinham mais rápido. Panelas com baixa taxa de ocupação (menos de metade ou 1/3) são também mais rápidas.
Comentários
Enviar um comentário
Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!